segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Corset

Eles estavam guardadinhos desde os tempos de Claude Montana, Azzedine Aläia e Thierry Mugler. Estou falando dos corsets, ou antigo espartilho, que hoje voltam a integrar o mainstream da moda global traduzindo poder, sedução e sensualidade.

Influenciados pela Belle Époque e os anos 40/50, estilistas de todo o mundo retomaram esta peça fetichista com o intuito de realçar a silhueta feminina. O foco desta temporada sensual é o tronco da mulher, valorizando os seios e a cintura.

Portanto, deixe de lado qualquer traço que remeta a ingenuidade e aposte em uma sensualité mais madura, já que o atual momento boudoir descarta qualquer traço de sedução óbvia, ou seja, nada de decotes ou fendas.

O segredo para usar essa it-peça está no estilo. No Brasil, grandes expoentes da moda, como os estilistas André Lima e Samuel Cirnansck , bem como a marca Filhas de Gaia, fizeram dos corsets, peças fundamentais para traduzir a sensualidade, mas sem a pegada apelativa. Combinando em vários momentos alfaiatraia ou saias fartas com o tronco acinturado.

E no restante do mundo, os designers também modernizaram o jeito de usar a peça-lingerie. Como podemos ver nos desfiles da Bottega Veneta, que combinou o tronco construído como estrutura corset e saia-lápis; e a Fendi - que misturou corsets de couro sobre vestidos de cores neutras. Os corsets também ditaram o corte dos blazers (Louis Vuitton) e a estrutura dos microvestidos da Balmain.

O novo espartilho também volta à cena do show business, a diva do pop, Beyoncé, terá o estilista Thierry Mugler ao seu "lado" em sua nova turnê, o designer francês assinará o figurino ultrassexy da estrela. Essa nova parceria se enquadra na já conhecida linha de colaborações entre artistas e estilistas iniciada com as criações de Jean-Paul Gaultier para a turnê "Blonde Ambition" de Madonna.

Se antes era um símbolo de opressão e submissão para as mulheres que naquela época viviam, hoje, os corsets viraram peças de desejo e modelo escolhido para desfilar no redcarpet por muitas famosas.

Boudoir 2010, ultrachic!

4 comentários:

  1. ADORO! AMEI!
    VOU PEGAR OS MEUS QUE ESTAO NO FUNDO DAS GAVETAS!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que dá pra usar um desses sem medo de errar!

    ResponderExcluir
  3. EU AAAAAAAAAAAAAAAAAAMMMMMMMMMMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO ESPARTILHOOOO!!!

    Acho linnndddoo, desde a época em que eram roupas "de baixo" - séculos atrás - ou mesmo nos tempos de Scarlet Ohara (tadinha, era um tal de puxa daqui, puxa dali pra afinar a cinturitcha)!!!).
    E tem gente que achava a peça uma opressão para a mulher!!!
    Eu, de forma particular, acho lindo.
    Até pq nunca tive problemas com minha cintura, NHÁÁÁÁ!
    Rs...

    VOU COMPRAR UM NOVINHO EM FOLHA, DJÁ!

    ResponderExcluir
  4. eu particulamente sou fã de Corsets..
    Valoriza o corpo feminino, traz sensualidade..
    simplismente perfeito!

    E o legal é que dá pra brincar com varias propostas...e de varios jeitoss.. uma peça que tras versátilidade no guarda roupa feminino.!
    Show de bola.!

    ResponderExcluir